domingo, 25 de abril de 2010

Cabrito com molho de limão e beringelas

Ingredientes1242418009eY761G

1 Kg de carne de cabrito (pernil por exemplo)

6 colheres de sopa de azeite

5 cebolinhas picadinhas

1/2 alho-poró picado

1 Kg de beringelas cortadas em pedaços

1 colher de café de dill picadinho

1 colher de sopa de salsinha picadinha

orégano

sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

Lavar bem a carne, cortar em pedaços e temperar com sal e pimenta-do-reino. Refogar a carne numa panela com 2 colheres de sopa de azeite. Juntar a cebolinha, o alho-poró e o suco de limão. Juntar 1/2 xícara de água e deixar cozinhar em fogo brando por 20 minutos.

Juntar ao refogado as beringelas, o dill, a salsinha, o orégano, sal e pimenta-do-reino, assim como o restante do azeite e 1/2 xícara de água. Deixar cozinhar em fogo brando por mais uma hora.

Se quiser que essa comida fique mais leve, retire as descasque as beringelas antes de usá-las

Frango cremoso

Ingredientes

2 cebolas picadinhas

2 dentes de alho picadinhos

3 colheres de sopa de manteiga ou margarina

1 frango de 1 Kg cortado

suco de 1 limão

sal

pimenta do reino

cheiro-verde

2 tomates maduros sem pele, picados

água quente o necessário

1/2 folha de louro

2 gemas

3 colheres de sopa de maizena

2 colheres de sopa de molho inglês

1 colher de café de pimenta

Modo de Fazer

Frango

De véspera deixe os pedaços do frango no molho preparado com o limão, o sal, a pimenta-do-reino e o cheiro verde.

Numa panela refogue na manteiga ou margarina as cebolas e os dentes de alho. Junte os pedaços do frango, os tomates picados e frite até ficar dourado. Cubra com a água necessária, adicione o louro, experimente o sal e cozinhe até ficar macio.  Escorra o caldo e reserve.

Molho

Complete com água fria, o caldo reservado do cozimento do frango  até completar 1 litro de líquido. Junte os ingredientes restantes e cozinhe mexendo até engrossar.

Modo de armar

Coloque os pedaços de frango numa travessa, cubra com o molho e sirva quente com arroz

Essa receita foi tirada de um livrinho muito velho da Maizena. Achei muito interessante q quero fazer um dia. Parece gostosa.

sábado, 24 de abril de 2010

Alcachofras à la polita

Ingredientesartichoke flower

8 alcachofras

1 xícara de azeite

1 cebola picada

4 cebolinhas picadas

2 cenouras cortadas em rodelas

3 batatas cortadas em quatro

100 g de ervilha congelada (opcional)

1/2 xícara de dill picadinho

sal

pimenta do reino

1 ovo

1/4 xícara de suco de limão

Modo de fazer

Limpar as alcachofras, cortando as pétalas duras e deixando só o coração bem limpinho e sem as sedas do fundo. Esfregar limão nas alcachofras para elas não escurecerem. Deixá-las em água com um pouco de limão até serem usadas, para que não escurecerem.

Aquecer o azeite numa panela, juntar a cebola e a cebolinha e refogar levemente. Juntar as cenouras para refogarem também.

Juntar as alcachofras, as batatas, o dill, as ervilhas. Temperar com sal e pimenta do reino e juntar um copo de água quente. Tampar a panela e deixar cozinhar em fogo brando, por mais ou menos 30 minutos, até amolecerem as alcachofras e as batatas, mas tendo ainda se formado um molho com os líquidos. Se precisar mais água, deve ser acrescentada.

Fazer um molho de ovo e suco de limão (avgolemono) da seguinte maneira: Bater bem um ovo, juntar o suco de limão e misturar bem. Juntar bem devagar, às colheradas o líquido quente da panela. É importante que isso seja feito bem devagar, para que o molho não empelote. Acrescentar esse molho na panela, sem mexer com colher, mas sim movimentando a panela para que o molho se distribua por igual. Retirar a panela do fogo.

Para quem não gosta de avgolemono, pode fazer um molho com maizena e limão da seguinte maneira: Dissolva bem 1 colher se sopa de maizena em 1/4 xícara de suco de limão e junte esse molho sobre as alcachofras, movimentando a panela para que o molho se espalhe bem, e deixe ferver mais um pouquinho até engrossar o caldo.

Esse prato pode ser servido quente ou mesmo frio. Pode ser (bem-)acompanhado com azeitonas pretas.

A alcachofra além de saborosa, tem muitas propriedades nutritivas. É rica em vitaminas do complexo 13, vitamina A e sais minerais. Além disso, a alcachofra faz bem para o fígado, e por ter poucas calorias é recomendada nos regimes para emagrecer.

domingo, 11 de abril de 2010

Couve-flor gratinada

Ingredientes

1 1/2 kg de couve-flor

300 g de queijo parmesão ralado

200 g de queijo cremoso

Creme

1 1/2 litro de leite

6 colheres de sopa de maizena

3 ovos com as gemas separadas das claras

100 g de iogurte natural

sal

noz-moscada

Modo de fazer

Limpar a couve-flor e cortar em buquezinhos. Deixar por 10 minutos em água com 1/4 xícara de vinagre. Lavar bem e escaldar por 5 minutos em água fervente. Deixar num escorredor.

Preparar o creme da seguinte maneira:

Colocar num panela o leite, a maizena, a noz-moscada e o sal. Levar ao fogo mexendo sempre com um batedor de ovos até engrossar. Tirar do fogo e deixar esfriar um pouco. Adicionar as gemas dos ovos e misturar bem rápido, depois do mesmo modo juntar o iogurte.

Bater as claras em neve e adicioná-las ao creme com a ajuda de uma colher e com movimentos rápidos.

Num pyrex espalhar 2 colheres de sopa do creme e arrumar os buquês de couve-flor, um bem pertinho do outro. Colocar em diversos lugares entre os buquês, o queijo cremoso. Polvilhar com 200g do queijo ralado e jogar por cima o creme.

Polvilhar com as 100 g de queijo ralado que restou e levar ao forno por 25-30 minutos aos 200 C, na última grelha do forno.

domingo, 4 de abril de 2010

Feliz Páscoa!

 

Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim… Um ovo, dois ovos, três ovos assim:

Hoje é Páscoa grega também. Aqui a gente tinge ovos cozidos de vermelho (e outras cores também). Cada um pega um ovo e bate com o ovo de outra pessoa dizendo “Jesus se ressuscitou” num tipo de concurso p/ ver quem tem o ovo com casca mais forte que não vai quebrar.

Esse ano pela primeira vez fiz tsoureki, um tipo de pão doce tradicional da Páscoa:

Hoje também é dia de assar cabrito ou carneiro. Ele vai interirinho mesmo num espeto se a família é grande e se reúne para comemorar.

Feliz Páscoa p/ todos!!!

Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget

Política de Privacidade

Usamos empresas de publicidade de terceiros para veicular anúncios quando o usuário visita nosso website. Essas empresas podem usar informações (que não incluem seu nome, endereço, endereço de e-mail ou número de telefone) sobre suas visitas a este e a outros websites para exibir anúncios relacionados a produtos e serviços de seu interesse. Para obter mais informações sobre essa prática e saber como impedir que as empresas utilizem esses dados, clique aqui.

Hora no Brasil

Cozinhas por aí

Grécia

Seguidores

Blog, Cozinha & CIA

 
BlogBlogs.Com.Br