sexta-feira, 13 de abril de 2012

Fricassé de carneiro com alface

Ingredientes

1300 g de carne de carneiro em pedaços pequenos

4-5 cebolas

2-3 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de farinha de trigo

água

2-3 alfaces grandes limpos e cortados em pedacinhos finos

1 maço de dill

sal

pimenta do reino

1-2 gemas de ovos

um pouco de leite

1 colher de sopa de maizena

suco de 1 limão


Modo de fazer

Levar a cebola com a manteiga ao fogo mexendo de vez em quando até murchar. Adicionar a carne e deixar refogar até começar a dourar por uns 8-10 minutos (mas não deixar escurecer). Juntar a farinha de trigo, misturar bem e juntar água o suficiente para cobrir a carne até a metade.

Lavar bem os alfaces e cortar em pequenas tirinhas finas. Juntar à carne, junto com o dill bem picadinho, colocar sal e pimenta do reino. Tampar a panela e deixar cozinhar em fogo brando.

Quando o alface já estiver cozido, preparar o molho “avgolemono”: numa tigela bater com um garfo as gemas. Dissolver a maizena em um pouquinho de água e leite e juntar às gemas, batendo bem. Juntar bem devagar um pouco do caldo quente da panela junto com ovos, bem devagar para nao coalhar. Juntar o suco de limão e misturar bem, e jogar essa molho sobre a panela. Misturar bem devagar e deixar pegar um leve fervura.

No  próximo domingo é a Páscoa dos Ortodoxos gregos. Esse prato a gente faz em casa há muitos anos na noite de sábado de Páscoa (depois da meia-noite quando Jesus ressucitou e depois do jejum da Semana Santa). O prato típico desse dia contudo é parecido com esse, só que é feito com miúdos de carneiro (maguiritsa), mas em casa sempre preferimos o fricasse. É uma delícia!

A foto são dos ovos que pintei esse ano (outra tradição da Páscoa grega)

Καλό Πάσχα (Feliz Páscoa)

Imprimir

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget

Política de Privacidade

Usamos empresas de publicidade de terceiros para veicular anúncios quando o usuário visita nosso website. Essas empresas podem usar informações (que não incluem seu nome, endereço, endereço de e-mail ou número de telefone) sobre suas visitas a este e a outros websites para exibir anúncios relacionados a produtos e serviços de seu interesse. Para obter mais informações sobre essa prática e saber como impedir que as empresas utilizem esses dados, clique aqui.

Hora no Brasil

Cozinhas por aí

Grécia

Seguidores

Blog, Cozinha & CIA

 
BlogBlogs.Com.Br