domingo, 27 de outubro de 2013

Charutos de repolho (lachanodolmades)

Hoje vai uma receita tradicional grega, charutos de repolho. Carne moída e arroz enrolados em folhas de repolho. Uma delícia, sem ser tão difícil o quanto parece.

A receita em grego está aqui.

Ingredientes (para 6 pessoas)

1 repolho grande de mais ou menos 1 ½ quilo

600 g de carne de porco moída

1 xícara de chá de arroz

1 cebola grande ralada ou passada no processador

1 xícara de café de salsinha picada

1 xícara de chá de azeite de oliva

Para o molho de ovo com limão (avgolemono):

2 ovos

suco de 1 ½ limão

sal

Modo de fazer

Encher um panela grande com água e colocar para ferver. Tirar as folhas externas do repolho e com uma faca retirar o tronco. Colocar o repolho inteiro dentro da panela com a água fervente e escaldá-lo retirando aos poucos as suas folhas escaldadas até quase terem sido retiradas todas as folhas. Retirar o restante do repolho e distribuir as folhas sobre uma toalha de papel.

Numa tigela colocar a carne moída, o arroz bem lavado, a cebola e a salsinha. Juntar 1 xícara de café de água, sal e amassar bem a mistura. Se estiver muito dura a mistura, adicionar um pouco mais de água para ficar mais mole e fofa.

Cortar as folhas do repolho que são muito grandes no meio. E depois começar a rechear e formar os charutos, colocando uma colher de sopa da mistura de carne na ponta de cada folha. Dobrar as laterais para fechar o recheio e enrolar a folha até formar o charuto. Se a folha for muito grando pode cortar a ponta que sobra.

Deitar algumas folhas do repolho dentro de uma panela grande e começar a colocar os charutos dentro bem apertadinhos um com o outro. Formar umas 2 ou 3 camadas se charutos. Regar o azeite e adicionar água o quanto baste para cobrir as camadas de charutos. Colocar por cima um prato pesado para que os charutos não se movam muito durante o cozimento. Levar a panela ao fogo médio por 40 minutos mais ou menos. Apagar o fogo e deixar assim por 2 horas até secarem.

Quando chegar a hora de servir, adicionar um pouco de água dentro da panela e esquentar bem.

Preparar o molho de ovo com limão (o chamado avgolemono): bater as gemas dos ovos separadas das claras, depois juntar as claras, adicionar o limão e colocar bem devagarinho 2 conchas do líquido quente da panela misturar bem. Juntar aos charutos e chacoalhar a panela com as duas mãos para que o molho se espalhe sobre a panela. Deixar aquecer só um pouquinho e servir.

Imprimir

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget

Política de Privacidade

Usamos empresas de publicidade de terceiros para veicular anúncios quando o usuário visita nosso website. Essas empresas podem usar informações (que não incluem seu nome, endereço, endereço de e-mail ou número de telefone) sobre suas visitas a este e a outros websites para exibir anúncios relacionados a produtos e serviços de seu interesse. Para obter mais informações sobre essa prática e saber como impedir que as empresas utilizem esses dados, clique aqui.

Hora no Brasil

Cozinhas por aí

Grécia

Seguidores

Blog, Cozinha & CIA

 
BlogBlogs.Com.Br