segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Segunda-feira Limpa

 

Lagana 

Hoje aqui na Grécia é feriado. É a Segunda-feira Limpa, que é como a quarta-feira de cinzas no Brasil, quando termina o carnaval e começa a quaresma, o período de 40 dias de espera pela chegada da Páscoa, para comemorar a ressureição de Jesus.

Durante o período da quaresma, os mais religiosos começando desde hoje fazem o seu jejum, não comem carne, peixe, óleo, azeite (mas as azeitonas são permitidas :-) ), e nem produtos que provenham dos animais, como leite, queijo, ovos. Pode parecer estranho e muito severo, mas se gente parar para pensar, é uma oportunidade de desintoxicação do organismo. Nos dias de hoje estamos acostumados a comer muita carne, e poucos alimentos vegetais mais nutritivos. As comidas principais deste jejum são os grãos (lentilhas, feijão, grão-de-bico, fava, ervilhas), as saladas, os frutos do mar (lula, polvo, camarão, mariscos), verduras, legumes.

Eu nunca fiz esse jejum de 40 dias, mas procuro comer menos carne e mais legumes, mas faço o jejum na Semana Santa, e no dia de hoje, na Segunda-feira Limpa.

Hoje, Segunda-feira Limpa, além do tradicional jejum de carne, nós seguimos mais uma outra tradição muito divertida principalmente p/ as crianças: é dia de empinar papagaio!!!

Aqui empinar papagaio, não é umas das brincadeiras comuns de todos os dias da criançada (não sei se ainda continua sendo no Brasil, como era na minha época). Hoje é o único dia do ano, que nós saímos p/ passear nos parques com a criançada a fim de empinar papagaio e fazer um piquenique. Uma tradição gostosa mesmo.

As comidas principais de hoje são:

  • salada de taramá: uma salada com um tipo de massa de ovas de peixe (um tipo de caviar de pobre) muito saborosa. Pode ser feita com pão ou batatas.
  • lagana: um pão especialmente feito só na Segunda-feira Limpa. Só se encontra hoje nas padarias.
  • feijão gigante com molho de tomate no forno
  • salada de batatas cozidas
  • frutos do mar (lula, polvo, camarão)
  • charutinhos de arroz: charutinhos feitos com folhas de parreira, e recheio de arroz com ervas aromáticas (salsinha, hortelã) e limão.
  • azeitonas
  • picles
  • halvas: um doce feito com semolina de trigo, ou com tahini (pasta feita de sementes de gergelim)

Vou ficando por aqui, pois tenho que ir empinar papagaio.

E como dizem os gregos: Kali sarakosti (Boa quaresma)

Imprimir

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget

Política de Privacidade

Usamos empresas de publicidade de terceiros para veicular anúncios quando o usuário visita nosso website. Essas empresas podem usar informações (que não incluem seu nome, endereço, endereço de e-mail ou número de telefone) sobre suas visitas a este e a outros websites para exibir anúncios relacionados a produtos e serviços de seu interesse. Para obter mais informações sobre essa prática e saber como impedir que as empresas utilizem esses dados, clique aqui.

Hora no Brasil

Cozinhas por aí

Grécia

Seguidores

Blog, Cozinha & CIA

 
BlogBlogs.Com.Br