1300 g de carne de carneiro em pedaços pequenos
4-5 cebolas
2-3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
água
2-3 alfaces grandes limpos e cortados em pedacinhos finos
1 maço de dill
sal
pimenta do reino
1-2 gemas de ovos
um pouco de leite
1 colher de sopa de maizena
suco de 1 limão
Modo de fazer
Levar a cebola com a manteiga ao fogo mexendo de vez em quando até murchar. Adicionar a carne e deixar refogar até começar a dourar por uns 8-10 minutos (mas não deixar escurecer). Juntar a farinha de trigo, misturar bem e juntar água o suficiente para cobrir a carne até a metade.
Lavar bem os alfaces e cortar em pequenas tirinhas finas. Juntar à carne, junto com o dill bem picadinho, colocar sal e pimenta do reino. Tampar a panela e deixar cozinhar em fogo brando.
Quando o alface já estiver cozido, preparar o molho “avgolemono”: numa tigela bater com um garfo as gemas. Dissolver a maizena em um pouquinho de água e leite e juntar às gemas, batendo bem. Juntar bem devagar um pouco do caldo quente da panela junto com ovos, bem devagar para nao coalhar. Juntar o suco de limão e misturar bem, e jogar essa molho sobre a panela. Misturar bem devagar e deixar pegar um leve fervura.
No próximo domingo é a Páscoa dos Ortodoxos gregos. Esse prato a gente faz em casa há muitos anos na noite de sábado de Páscoa (depois da meia-noite quando Jesus ressucitou e depois do jejum da Semana Santa). O prato típico desse dia contudo é parecido com esse, só que é feito com miúdos de carneiro (maguiritsa), mas em casa sempre preferimos o fricasse. É uma delícia!
A foto são dos ovos que pintei esse ano (outra tradição da Páscoa grega)
Καλό Πάσχα (Feliz Páscoa)
Imprimir
0 comentários:
Postar um comentário